quarta-feira, fevereiro 22, 2006

ESPERE EM DEUS




SALMO 42

1 ASSIM como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus!
2 A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus?
3 As minhas lágrimas servem-me de mantimento de dia e de noite, enquanto me dizem constantemente: Onde está o teu Deus?
4 Quando me lembro disto, dentro de mim derramo a minha alma; pois eu havia ido com a multidão. Fui com eles à casa de Deus, com voz de alegria e louvor, com a multidão que festejava.
5 Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação da sua face.
6 Ó meu Deus, dentro de mim a minha alma está abatida; por isso lembro-me de ti desde a terra do Jordão, e desde os hermonitas, desde o pequeno monte.
7 Um abismo chama outro abismo, ao ruído das tuas catadupas; todas as tuas ondas e as tuas vagas têm passado sobre mim.
8 Contudo o SENHOR mandará a sua misericórdia de dia, e de noite a sua canção estará comigo, uma oração ao Deus da minha vida.
9 Direi a Deus, minha rocha: Por que te esqueceste de mim? Por que ando lamentando por causa da opressão do inimigo?
10 Com ferida mortal em meus ossos me afrontam os meus adversários, quando todo dia me dizem: Onde está o teu Deus?
11 Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face, e o meu Deus.

Há algum tempo quando eu me converti ao Evangelho de Cristo, eu pensava que o livro de Salmos era apenas poesias para lermos em ocasiões espaciais, como: festas, aberturas de cultos e etc... Mas com o passar dos tempos, eu percebi que há mensagens lindas em Salmos, percebi, que Salmos também é a Palavra de Deus, e Deus nos abençoa através do livro de Salmos. Este Salmo em especial, me abençoa muito, por se tratar de um testemunho que aconteceu a um homem de Deus, os filhos de Core eram levitas na casa de Deus, e ele estavam passando por um momento muito difícil em sua vida, a Bíblia não fala do que se trata, mas era uma situação mui delicada, a tal ponto dele achar que Deus se esquecera dele (V 9) e ele nesta oração expressa toda a sua amargura de alma diante de Deus, é sem duvida alguma um Salmo mui lindo.O que me deixa surpreso é que apesar de sua situação lastimável, ele ainda tinha sede de Deus (VV 1e2), ele não abria mão da presença de Deus, mesmo em meio às lutas e dificuldades, nós não podemos perder a sede de Deus, isto é a força que nos Põe de pé, porque é no momento de dificuldade que nós devemos buscar mais a Deus.Em suas lamentações, ele começa a lembrar de sua fidelidade a Deus, ele era fiel a Deus, mas isto não o privava de passar por dificuldades, então, ele passou a jejuar e clamar a Deus, as lagrimas eram o seu alimento de dia e de noite (V3) e num momento de tribulações, os inimigos sempre vinham para acusar, dizendo que Deus se esqueceu dele e com isto tentar trazer incredulidade em seu coração: e o teu Deus, onde está?(V3). Mas ele sabia que Deus não tinha se esquecido dele, pois ele dizia: espera em Deus, pois ainda O louvarei (V 11). Deus nunca se esqueceu do salmista, e nem de nós, ainda que não vemos saída, Deus está conosco. E ele em seu momento de fraqueza, ele lembrava a Deus de seu ministério:Quando me lembro disto, dentro de mim derramo a minha alma; pois eu havia ido com a multidão. Fui com eles à casa de Deus, com voz de alegria e louvor, com a multidão que festejava.(V4) quando a dificuldade vem, ela vem para todos: pastores, diáconos, músicos, etc... Ela não escolhe ministérios e sim, muitas vezes, pessoas consagradas a Deus, e o salmista era uma pessoa consagrada a Deus, talvez, você esteja como o salmista, lançando na face do Senhor que você é uma pessoa de ministério, mas meu amado! Seja como o salmista: espera em Deus.Tome uma posição, não deixe que as adversidades te tragam desânimos, Deus tem um propósito em tudo, nós não sabemos o porque das lutas do salmista, a Bíblia não diz, mas teve um propósito, e na tua vida também, há um propósito de Deus e você vai vencer e vai cantar o hino da VITORIA, AMEM? O salmista convidava a sua alma a esperar em Deus (V 5), pois ele sabia que em Deus poderia confiar, que Deus pelejaria em prol da sua vida, ele dizia também que sua alma O louvaria(V 5), isto quer dizer que sempre há esperança, sempre há esperança para quem espera em Deus: Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que nele espera(IS:64:4) Portanto, espera em Deus, a ordem de Deus, é: espere em Deus, Lembro-me do profeta em lamentações de Jeremias, quando ele vivia um caos em sua vida, em meio a tanta calamidade descrita no capitulo três, ele se lamenta, mas logo ele cai em si, e diz: Disto me recordarei na minha mente; por isso esperarei, as misericórdias do SENHOR são as causas de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade.(Lm 3:21-23). Este, sem duvida alguma é a nossa esperança, passamos por dificuldade, mas Deus é conosco: Contudo o SENHOR mandará a sua misericórdia de dia, e de noite a sua canção estará comigo, uma oração ao Deus da minha vida (V 8) meu amado, eu não sei qual é a tua situação, mas eu sei que Deus é contigo, assim como Ele foi com o salmista.Talvez os inimigos estão escarnecendo de você dizendo: “onde está o seu Deus, ou seja, onde está o seu Deus que não vê o seu sofrimento? Deus não é tão bom contigo, se não você não estaria passando por isto sempre que alguém, ou no seu pensamento vier estas acusações, faça como Jô: Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra. (Jô: 19:25) com isto você estará calando a boca de teu inimigo”.Portanto eu repito, a ordem de Deus é: Espere no Senhor: Pereceria sem dúvida, se não cresse que veria a bondade do SENHOR na terra dos viventes.

Espera no SENHOR, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no SENHOR (Sl 27:V 13,14)

Enviado por: Carlos Albertorcaribeiro@oi.com.br
Igreja Missionária Evangélica Maranata
Rio de Janeiro - RJ

1 Comments:

At 9:13 AM, Blogger Jaime said...

Meu irmão Gilmar que palavra! De conforto, exortação e também de esperança. Glória a Deus pelo irmão que escreveu o artigo e por sua vida, por compartilhar conosco estas mensagens. Obrigado.

 

Postar um comentário

<< Home