segunda-feira, março 20, 2006

VAMOS DE ENCONTRO A BENÇÃO!


E Rute, a moabita, disse a Noemi: Deixa-me ir ao campo, e apanharei espigas atrás daquele em cujos olhos eu achar graça. E ela disse: Vai, minha filha.

Foi, pois, e chegou, e apanhava espigas no campo após os segadores; e caiu-lhe em sorte uma parte do campo de Boaz, que era da família de Elimeleque.

E sem duvida alguma uma passagem muito linda, e que nos da uma lição de determinação de uma mulher que teve uma experiência com Deus.

Quando Belém passava por uma fome muito grande um homem chamado: Elimeleque saiu para as terras de Moabe para tentar a sorte naquele lugar, porem as coisas não saíram como o planejado, e este homem veio a morrer e também seus dois filhos, ficando Noemi com suas noras, quando Noemi ouve falar que em Belém havia abundancia de pão, ela voltou com a sua nora Rute, mas as coisas não eram assim tão fáceis, durante dez anos ela viveu em outras terras e certamente perdeu todo os bens que possuía, eram só elas duas, ninguém para trabalhar, não havia homem na casa, as duas eram completamente dependente das misericórdias de Deus., certamente as duas oravam, Deus supria as necessidades, mas não eram o suficiente, faltava algo mais, muitas coisas eram privadas para elas, (eu já fiquei mais de um ano desempregado e sei o quanto é difícil), a vida dessas mulheres era: orar, chorar, buscar a Deus, etc... Com certeza tinham uma vida consagrada, talvez em algum momento, duvidavam das promessas de Deus, enfim, quando as coisas não vão bem para nós, somos bem comuns, nós duvidarmos das promessas de Deus.

(só que, quando Deus faz uma promessa, Ele não diz datas, Ele apenas faz a promessa, e nós devemos aguardar com paciência) até que um dia a Rute tomou uma decisão: saiu do lugar de oração, ou seja, não parou de orar, mas resolveu agir, há momentos em que Deus requer uma atitude de nós, e agora chegou à vez dela fazer algo para que as bênçãos de Deus alcançassem a sua vida, e você? Como está a tua vida? Será que você não está precisando tomar alguma atitude para mudar a tua situação? As vidas destas mulheres estavam um caos, não tinha solução para elas, desempregadas, sem maridos, sem filhos em idade de trabalho, era realmente um quadro desanimador, talvez quando a Rute levantou de manhã, se arrumou a sua sogra tenha ficado surpresa, afinal, para onde ia?

Então Noemi a pergunta: para onde vais? Disse-lhe Rute: Deixa-me ir ao campo, e apanharei espigas atrás daquele em cujos olhos eu achar graça. E ela disse: Vai, minha filha.(2:2) Algo já estava mudando, agora há perspectiva de melhora, então Rute saiu em busca de algo para fazer, não podia ficar parada, se ficasse em casa morria de fome, Deus a conduziu na propriedade de um homem temente a Deus “valente e poderoso” (1:3). É assim que Deus faz, Ele sempre nos leva ao lugar correto, e Boaz lhe tratou com muito carinho, ele dispensou um cuidado mui grande para com Rute, Depois disse Boaz a seu moço, que estava posto sobre os segadores: De quem é esta moça?E respondeu o moço, que estava posto sobre os segadores, e disse: Esta é a moça moabita que voltou com Noemi dos campos de Moabe.

Disse-me ela: Deixa-me colher espigas, e ajuntá-las entre as gavelas após os segadores. Assim ela veio, e desde pela manhã está aqui até agora, a não ser um pouco que esteve sentada em casa.

Então disse Boaz a Rute: Ouves, filha minha; não vás colher em outro campo, nem tão pouco passes daqui; porém aqui ficarás com as minhas moças.

Os teus olhos estarão atentos no campo que segarem, e irás após elas; dei ordem aos moços, que não te molestem? Tendo tu sede, vai aos vasos, e bebe do que os moços tirarem.

Então ela caiu sobre o seu rosto, e se inclinou a terra; e disse-lhe: Por que achei graça em teus olhos, para que faças caso de mim, sendo eu uma estrangeira?(2:5, 10).

Que cuidado de Deus! Ela era uma estrangeira sim, para Boaz: ela era moabita, mas ela era uma grande conhecida de Deus, aleluias! Era aquela mulher que vivia orando, aquela mulher que largou os seus deuses, sua parentela, sua cultura, para seguir a uma mulher que falou de um Deus Poderoso para ela, ela creu Neste Deus, agora Este mesmo Deus, estava providenciando uma benção mui grande para ela, que maravilha de Deus!

E, sendo já hora de comer, disse-lhe Boaz: Achega-te aqui, e come do pão, e molha o teu bocado no vinagre.
E ela se assentou ao lado dos segadores, e ele lhe deu do trigo tostado, e comeu, e se fartou, e ainda lhe sobejou.E, levantando-se ela a colher, Boaz deu ordem aos seus moços, dizendo: Até entre as gavelas deixai-a colher, e não a censureis (2:14, 15).

Deus já estava providenciando muito mais para ela, ela pensou em apanhar umas espigas para aquele dia, mas Deus já estava dando-lhe o almoço, a com abundancia.

Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, (Ef 3:20).

Mas isto ainda era pouco diante daquilo que Deus ia fazer, Deus já estava providenciando um casamento para Rute: Assim tomou Boaz a Rute, e ela lhe foi por mulher; e ele a possuiu, e o SENHOR lhe fez conceber, e deu à luz um filho (4:13) agora Rute não era uma qualquer, era alguém na sociedade, o quadro foi mudado, a fome já não reinava em sua vida, as pessoas da rua a cumprimentava, todos reconheciam as bênçãos do Senhor na vida destas mulheres.

Então as mulheres disseram a Noemi: Bendito seja o SENHOR, que não deixou hoje de te dar remidor, e seja o seu nome afamado em Israel.(4:14)

É assim com Deus, você ora: Ele responde, você ora e age: Ele multiplica e agiliza as bênçãos, e tudo que você pede em secreto, Ele responde publicamente para todos verem a Sua Gloria e darem glorias a Ele.

Este é o nosso Deus o Deus que nós servimos, faça como Rute: não fique apenas orando, tudo aquilo que você puder fazer, faça, Deus irá te abençoar, graças a uma atitude de Rute, o quadro foi mudado, e não foi somente isto, Deus a engrandeceu de tal modo, que ela veio a estar lá na genealogia de Jesus: E Salmom gerou, de Raabe, a Boaz; e Boaz gerou de Rute a Obede; e Obede gerou a Jessé;E Jessé gerou ao rei Davi; e o rei Davi gerou a Salomão da que foi mulher de Urias.(Mt 1: 5,6).
Agora em todo o lugar que falar de da genealogia de Jesus, se falará desta mulher, graças a uma atitude que ela tomou, talvez você esteja orando por uma situação a muito tempo e não há resposta, quem sabe você não precisa agir?

Quem sabe você não está precisando sair do quarto de oração e partir para uma decisão, Deus está querendo esta atitude nossa, a nossa igreja precisa de pessoas como Rute, que não se conforma só em ficar orando, pessoa que ora, mas que também age, quando o salmista disse que esperaria com paciência pelo Senhor (Sl 40:1) ele não disse que ficaria parado, ele buscava soluções, algo que ele podia fazer para mudar o quadro.

A bíblia fala de quatro leprosos que estavam isolados da cidade, e uma grande fome castigava a Israel, então eles chegaram em uma cidade inimiga e disseram: estamos com fome, vamos morrer de lepra, e se ficarmos aqui, morremos de fome, se entrarmos na cidade, o máximo que pode nos acontecer: é morrer, se deixar-nos ficar, ficaremos, se nos matar, tão somente morreremos, vamos entrar na cidade, eles entraram na cidade e Deus já havia providenciado para eles um grande banquete, e eles lembraram de sua cidade, eles disseram que não era certo comer e seus patrícios morrerem de fome, e vieram e deram a noticia e todos tiveram fartura de alimentos:

É Deus agindo quando nós tomamos uma atitude.

Eu quero com esta mensagem, encorajá-lo a agir, eu sei que é Deus que está falando com você.

O meu desejo é que Deus te abençoe no nome poderoso de Jesus.