quarta-feira, abril 12, 2006

"A PÁSCOA E A CEIA"



Festa em que os israelitas comemoram a libertação dos seus antepassadosda escravidão no Egito "Ex 12:1-20".
Cai no dia 14 de NISÃ " mais ou menos 1 de abril".
Em hebraico o nome dessa festa é Pessach. A festa dos pães asmos era um prolongamento da Páscoa "Dt 16:1-8".

A igreja de Jesus Cristo não mais celebra a Páscoa , celebramos a ceia . A partir do momento que Jesus celebrou a páscoa com os apóstolos e celebrou a primeira ceia , um novo tempo foi inaugurado, uma nova Aliança foi estabelecida . A Páscoa era para os Israelitas comemorarem a libertação da escravidão do Egito. Jesus prevendo uma igreja composta de muitos crentes não Israelitas inaugurou a Nova Aliança que tem a mesma característica comemorativa, não da libertação do Egito onde o cordeiro pascal foi assado comigo e o sangue colocado nos umbrais das portas. A ceia tem o mesmo emblema , só que o cordeiro pascal nosso alimento é Jesus Cristo , o seu sangue deve estar nos umbrais da porta de nossos corações. Para herdarmos a vida eterna deve-se comer sua carne e beber seu sangue de Jesus .

João 6:54 Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.

João 6:55 Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida.

João 6:56 Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.

Quando participamos da ceia , comemos o pão e tomamos o vinho , estamos literalmente comendo e bebendo a carne e sangue de Jesus ? Lógico que não , isso é canibalismo . Jesus após cear disse que beberam o fruto da vide não o sangue Dele próprio. Mt 26:29 E digo-vos que, desde agora, não beberei deste fruto da vide, até aquele dia em que o beba novo convosco no reino de meu Pai.

Então , de que maneira podemos alimentar , comer a carne e beber o sangue de Jesus para termos parte na vida eterna Comemos a carne de Jesus Cristo , aproximando dele, não pecando mais, meditando na sua Palavra, assim temos comunhão com ele e estamos comendo sua carne . Ele disse : Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome,(Jo 6:35a) . Indo até Jesus matamos nossa fome, alimentamos de sua carne é a comunhão com ele que nos faz alimentado. Não basta tão somente comer sua carne indo até ele , matar a fome. Deve se crer nele que é o beber do seu sangue, crer para matar a sede. Ele disse : e quem crê em mim nunca terá sede( Jo 6:35 b) Só comendo a carne e bebendo o sangue de Jesus é que estaremos ligados a ele , formando uma unidade , um só corpo com Ele(Jo 6:56).

Bebemos o sangue de Jesus crendo nele, assim alimentamos para vida eterna, não é deglutindo literalmente como alguns pensam. Tem gente que afirmam de pés juntos que ao orarmos apresentando o pão e o vinho estes se transubstanciam em carne e sangue , alguns chegam ao extremos afirmando que sentem o gosto de carne e sangue na boca .

João 6:35 E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede.

A primeira ceia do Senhor" Lucas 22:15

A ceia - Cerimônia que Cristo instituiu na noite em que foi traído, logo depois darefeição da páscoa. Para os católicos e alguns evangélicos a ceia é um sacramento e uma Eucharistia . que é uma palavra grega que quer dizer "ação de graças". O verbo grego eucharisteo aparece na narrativa da Ceia ("dando graças" - Mt 26.27), para outros é um memorial
(1).A finalidade da ceia é comemoração - .
A ceia é realizada em lembrança da sua morte de Cristo 1Co 11:23-34". É um ato da igreja obedecendo uma ordenação de CRISTO para os crentes Salvos . Jesus deixou duas ordenanças

1º Batismo diz que o crente está em Cristo;

2º A Ceia diz : aquele que está em Cristo está vivo para Deus.
Estas duas ordenanças nos dá uma visão de como o evangelho é perfeito. Não é salvação mas é requisitos para que sejam salvos

Todos cristãos batizados . O batismo tem que preceder a Ceia Deus. Os Membros da Igreja deverão primeiros ensinados batizados e ao participar da Ceia , Fazer exame no seu Ego( examinar a si mesmo ) Fazer uma pergunta: estou apto ou não para tomar a ceia ?

Memória Olhar para traz o que nós éramos de onde Cristo nos tirou ,devemos lembrar de Cristo na Cruz morrendo pelos nossos pecados. Disse " Jesus: fazei em memória de mim.

Fé deve ser exercitada. o que faz a fé ? Discernir o corpo dele. Participando dos emblemas o corpo e sangue de Cristo que é alimento espiritual ; um benefícios a nós destinado abrigando-nos debaixo do sangue.

Esperança - Nossa esperança deve ser exercitada . "Quando comemos este pão, e bebemos este cálice Deus faz nos lembrar do sacrifício de Jesus na cruz ( 1 Co 11:26 "). Na Ceia nós deveríamos olhar para a cruz de Cristo e olhar adiante para o futuro quando nós teremos todos os benefícios da glorificação da cruz. ( E aguardar sua volta até que venha.)

Comunhão é uma palavra muito expressiva. Nós comungamos porque estamos fisicamente juntos, e participamos juntos como unidade no corpo e sangue de Cristo por meio de símbolos . Não é por nossos méritos mas se estamos em Cristo simbolicamente participamos também por fé e isso é uma comunhão perfeita.

Os Corintios perverteram a Ceia do Senhor : Misturando cerimônias pagãs, Não podemos beber o cálice de Deus, e o cálice do diabo: E não podem ser participantes da mesa de Deus, e da mesa do diabo " (" 1Co 10:21 "). Orgia.

DEUS OS ABENÇOE!

1 Comments:

At 12:44 PM, Blogger Jaime said...

Gilmar,

Também passei e quero registrar que você é uma benção.

Em Cristo nos passamos da morte para a vida e Glórias ao nome dEle.

 

Postar um comentário

<< Home