segunda-feira, junho 12, 2006

"POR QUE NÃO DEVEMOS NOS TATUAR?"

"Não fareis lacerações na vossa carne pelos mortos; nem no vosso corpo imprimireis qualquer marca. Eu sou o Senhor." - Levíticos 19:28.

A tatuagem nunca esteve tão na moda

A revista Galileu número 86 traz algumas informações interessantes sobre a tatuagem nos dias atuais:

É impossível ir a praia, sair na rua e não encontrar um desenho, estampada no corpo das pessoas. Para muitos, a tatuagem é um modismo, ou seja, logo passa e assim virá outra febre. Contudo, a tatuagem tem se tornado uma mania mundial e que traz dados interessantes.

Nos Estados Unidos, existem mais de 40 milhões de pessoas adeptas do tal fetiche. Na Europa, o aumento da demanda deu origem a uma nova disciplina acadêmica, a Psicologia da Tatuagem, ensinada nas Universidades de Milão e Roma.

Apesar do modismo, a tatuagem não sai do corpo, ou seja, é impossível removê-la, e ao contrário de um modismo, não pode ser trocada a cada estação. Um dos métodos mais avançados para se remover a tatuagem é o chamado Photoderm, uma máquina a laser que remove a tinta.

Segundo, o cirurgião Cláudio Roncai: "É um tratamento demorado e caro, e o aparelho não representa a solução definitiva, pois normalmente sobram vestígios de pigmentos na pele".

Discriminações sofridas por quem faz tatuagem

Lizete Araújo, vice-presidente da CATHO, uma firma de consultoria em recursos humanos especializada na recolocação de executivos, afirma: "Normalmente, as empresas adotam os valores da sociedade, que, de maneira geral, ainda rejeitam esses adereços".

Desde a década de 1950, os cirurgiões tentam amenizar a angústia de quem um dia desobedeceu um princípio social e familiar, afirmando que "o corpo é meu", e sofreu o preconceito e agora se encontra arrependido.

Três formas distintas:

- Socialmente: pois ela vai sofrer discriminação e preconceito.
- Emocionalmente: porque a tatuagem é uma marca permanente e, mesmo que a pessoa sinta arrependimento, não conseguirá removê-la totalmente.
- Espiritualmente: Quando a pessoa descobrir a origem das tatuagens e verificar por si mesma que ela é instrumento relacionado com deuses e práticas ocultas e pagãs.

Analisando o assunto pela Bíblia

"Não fareis lacerações na vossa carne pelos mortos; nem no vosso corpo imprimireis qualquer marca. Eu sou o Senhor." - Levíticos 19:28.

Pelo contexto de Levítico 19:28 e Deuteronômio 14:1,2 podemos compreender que os golpes e marcas no corpo tinham relações com rituais pagãos que envolviam a memória de mortos, faziam parte da identificação e vinculação da pessoa com crenças em deuses e rituais pagãos e eram uma violência praticada contra o corpo.

Assim, não é recomendável que um cristão marque seu corpo com tatuagens, pois o seu corpo é um templo do Espírito Santo. Veja I Coríntios 6:19,20:
"Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus".

Na versão da Bíblia NVI de Levíticos 19:28, chega-se a usar a palavra "tatuagens", veja:
"Não façam cortes no corpo por causa dos mortos, nem tatuagens em si mesmos. Eu sou o Senhor".

Vale lembrar que a versão NVI foi traduzida da(a) língua(s) original(is) direto para o português (e não do inglês como as outras versões), fazendo com que fique fiel e ao mesmo tempo atual. Não há como ter dúvidas quanto à esta ordem direta de Deus para não nos tatuarmos. Chega de não querermos enxergar algo que estã tão claro diante dos nossos olhos! Ou você obedece a Deus ou não (e receba as conseqüências da sua escolha)!

O dragão, preferência absoluta entre os jovens, testemunha o desejo de auto afirmação.
Porém, o dragão na Bíblia simboliza Satanás. Veja Apocalipse 12:9; 20:2:

"E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que
engana todo o mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram precipitados com ele".

"E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos".

Os cristãos devem portanto ouvir as recomendações divinas que estão registradas na Bíblia e procurar em tudo obedecer a Jesus e seguir o Seu exemplo, desligando-se de tudo no mundo que não é edificante.
"Todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas edificam." - I Coríntios 10:23.

"Rogo-vos, pois, irmãos, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." - Romanos 12:1,2.

"Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus." - I Coríntios 10:32.

"Não dando nós escândalo em coisa alguma, para que o nosso ministério não seja censurado." - II Coríntios 6:3.

FONTE: www.tabernaculonet.com.br

16 Comments:

At 9:32 AM, Anonymous Irmã Telma said...

A paz irmão Gilmar,
Concordo plenamente com artigo o mencionado.Mais, há de convir que muitas pessoas que tem seus corpos tatuados não conhecem as leis de Deus,mais tenho certeza que quando conhecerem se arrependeram e pediram perdão pela sua falta de conhecimento.
Fique com Deus

 
At 6:34 AM, Anonymous Anônimo said...

A PAZ IRMÃO GILMAR
TUDO BEM ,
IRMÃO, DEUS faz tudo certinho,mas o homem se engana a si mesmo, não busca a palavra de Deus e seu conhecimento, em lev.19.28 é clara a palavra , mas quem leu ? só estão preocupado em fazer a moda e se esquecem de DEUS, como a irmã TELMA diz .DEUS TE ABENÇÕE
Mª LUCIA

 
At 6:45 AM, Anonymous guto said...

Ae irmao matéria bacana...Deus abençoa...

 
At 12:26 PM, Anonymous janice said...

Oi ,tudo bom?...
Querido que Deus continue te abençoando cada ve3z mais usando a tua vida para ministrar a almas sedentas da verdade.Eu ministro sobre ti unção sem medida em nome de Jesus.
Um abração de sua irmã e nova amiga,Janice.

 
At 8:46 AM, Anonymous Anônimo said...

é muita hipocrisia falar q não podemos "modificar" o corpo humano qdo vcs mesmos fazem a barba, mudam o corte de cabelo, usam brincos, maquiagem, plásticas (conheço irmã até da cristã q fez)...até mesmo a roupa é um adorno como a tatuagem...qto aos ritos pagãos de marcar o corpo não são válidos em comparação pq o q diferencia um do outro é o propósito...
a carne é o veículo p/ o espírito santo e vai p/ o pó, diferente da alma q é o q realmente importa a Deus (q esta seja limpa de marcas)

 
At 11:49 AM, Anonymous Anônimo said...

A Paz do Senhor irmãos em Cristo.Sou cristão e percebo que por mais que a sociedade nãoadimita ou não goste de marcas nos corpos"creio eu que foi por isso que Deus pede na Bíblia para não marcarmos nossos corpos",Deus encina também na Bilia que não devemos fazer ecepções de pessoas ou dos pobres e tambem diz Deus que ele não resiste ha um coração quebrantado...até mesmo porque não ha malice quando não ha vaidade.

Quem quiser entrar em contato comigo para comentar algo ou dar uma sugestão:
e-mail:fernando_heid@hotmail.com
03196259878

 
At 11:35 PM, Blogger Rafa said...

não concordo... pelo simples fato de que ninguem será justificado pela lei e sim pela fé em cristo (galatas 2:16), em levitico trata-se de leis feitas para educar o povo, tudo bem não estou querendo dizer pra ignorar isto MAAAAAAAASS, ai daquele que quiser ser justificado pela lei e não cumpri-la toda(GALATAS 3:10), então isolar um versiculo da lei e viver so aqueles que lhe convem NÃO É VALIDO! vc teraá que viver a lei toda, se vc conseguir isso eu prometo que dou estrelinha com triplo mortal invertido hehe... Apenas LEIA O VERSICULO ACIMA DESSE QUE FALA PARA NAO MARCAMOS OS CORPOS(levitico 19-28) DIZ PARA O HOMEM NAO CORTAR A BARBA! ENTÃO QUEM FAZ A BARBA ESTA NO MESMO NIVEL DE QUEM TEM TATUAGENS, e fora outras coisas..me desculpem mas não acho valido justificar que tattoos são erradas apenas com esses versiculos apontados

 
At 1:10 PM, Blogger Liri said...

bom,muitos mencionaram o conceito de barba e tatuagens,ai vai o 'meu';a barba Deus consedeu ao homem qdo o criou...tatuagens, DEus ñ fez em ninguém, o homem q a inventou, tenho certeza q se alguém tivesse nascido com algum desenho estampado em seu corpo, acharia ruim... 

 
At 11:23 AM, Anonymous Lucas said...

A paz irmão Gilmar
todos sabemos que Deus não quer nossa carne mais sim nossa alma. Então esse negocio de tatuagens ou outras coisas que o homem enventou,não a problema algum nisso.

 
At 4:21 PM, Blogger Rapper Malom said...

Eu acho o seguinte se vc ler esse capitulo todo vai ver que não é assim aquele versiculo sobre tatuagem
tem que ler o versiculo todo
eu acho que isso é questão de custumes de igrejas tem igrejas mais tradicionais que não permitem sako e outras permitem
sou um rapper cristão tenho tatuagem Deuas ta me abençoando e tenho ganhado almas pra Ele.

 
At 9:23 PM, Blogger eveelyn said...

somos imagem do DEUS que servimos tirem suas proprias conclusões.

 
At 10:57 PM, Anonymous josét said...

A PAZ IRMÃO GILMAR!..Meu conceito sobre esse assunto é o sequinte; Tudo aquilo que é contra a vontade de DEUS, através de sua palavra. é prejudcial ao homem no corpo na alma e no coração. escolher no que é certo ou errado, acreditar ou não é uma opção de cada um. eu particularmente, acredito que não devemos modificar nosso corpo por nada porque já é perfeito por natureza. modificar sim! nosso estado de espirito e de amor ao proximo.

 
At 7:06 PM, Blogger @CamilaMiisfit said...

Se meu corpo é o Templo de Deus por que não decorá-lo? <3

 
At 8:12 PM, Blogger TOM said...

As pessoas,que estão defendendo Tatuagem é porque tem uma ou mais em seu corpo...isto é ridiculo

 
At 11:59 AM, Anonymous Anônimo said...

Não julgueis, para que não sejais julgados.
Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.
E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?
Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu?
Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão.

Mateus 7:1-5

 
At 12:17 PM, Blogger Walter Francisco said...

Quem usava bastante trecho isolado foi o próprio satanás, subindo um versiculo vera que também fala de não cortar as pontas do cabelo nem fazer a barba,e lendo todo o contexto vê-se o que Deus tem falado a Moisés, fala sobre mentir, e ate se deitar com escravas, ou seja seria notório pegar esse texto pra defender opiniões propias??? DEUS é amor, e o amor de Cristo nos uniu, pare de ligar pros pecados dos outros e tenta ajudar apresentando Jesus, que ele agora da forma certa.
Deixo aqui uma opinião de um louco tatuado salvo pela graça e misericordia do próprio DEUS vivo. Paz a todos indiferente de opiniões

 

Postar um comentário

<< Home